Discurso proferido pelo Deputado Roberto Balestra dia 23 de maio

balestra-400x280

O SR. ROBERTO BALESTRA (Bloco/PP-GO. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cidadãos que nos acompanham pela TV e Rádio Câmara. Começou na última semana a maior festa agropecuária do Estado de Goiás, no Parque de Exposições Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia. A Pecuária, como é conhecida, é umas das celebrações mais populares entre os goianos. É um momento de comemoração, confraternização, mas, principalmente, de expandir os horizontes do agronegócio para todo o Brasil.

Até o dia 27 de maio, milhares de pessoas passarão pelos 15 hectares da área do Parque, situado no setor Nova Vila, na nossa Capital. A realização fica por conta da tradicional Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, a SGPA. A expectativa dos organizadores é de que passem cerca de 500 mil pessoas pelo local e os negócios dos expositores movimentem em torno de R$ 80 milhões.

Como o Agronegócio é a principal atividade econômica de 35% dos municípios goianos, o setor também se torna uma das principais fontes de geração de empregos em Goiás. A safra goiana de grãos do período 2017/2018 deverá ser de mais de 22 milhões de toneladas, a 4ª maior do País. O rebanho goiano é de quase 30 milhões de cabeças de gado, ou seja, 10,5% de todo o rebanho nacional.

Outros setores da agropecuária levam Goiás a ocupar lugares de destaque na produção nacional. O Estado ocupa a 6ª posição no ranking brasileiro de produção de frangos e também o 6º posto na produção de ovos de galinha, e o 5º lugar na produção de leite. Na contramão da crise, a balança comercial registrou superávit de US$ 504,4 milhões, no acumulado do mês de abril.

Este ano, dois espaços chamaram a atenção de criadores, especialistas e visitantes em geral, a Cadeia Produtiva do Boi e Galeria dos Garanhões. No local, será possível acompanhar todo o ciclo de produção da cadeia que começa na genética e finaliza na degustação. O local terá mais de 1 mil metros de instalação e estará situado entre os pavilhões 5 e 6, com estandes de grandes empresas envolvidas na área pecuária e mais um confinamento com cerca de 10 metros de extensão e animais de verdade.

Tenho muito orgulho em representar meu Estado, que tanto faz pelo País. Agora, à frente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, minha missão voltada para o agronegócio brasileiro ficou ainda maior. Mas são exemplos como o da feira do agronegócio de Goiás, que somente nestes dias de Exposição vai gerar 2,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, que tenho a certeza de que trabalhar pelo Campo é trabalhar pelo desenvolvimento do Brasil.

Sr. Presidente, peço a V. Exa. a divulgação do meu pronunciamento nos meios de comunicação da Casa e no programa A Voz do Brasil.

Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *